Como proceder a uma correta higiene dos seus implantes dentários?

Tal como os dentes naturais, também os implantes necessitam de uma limpeza apropriada. Entre implantes fixos e implantes removíveis, embora semelhantes, existem bastantes diferenças estas 2 técnicas e na limpeza das mesmas, não é exceção. Sendo essencial para manter as gengivas, o colo dos implantes, as pontes ou barras fixas sempre limpas e livres de bactérias. Nas próteses removíveis é fundamental que escove toda a superfície da mesma, tendo especial atenção à zona de encaixe.

Quer para implantes fixos como para os removíveis, o uso de escovas especiais é essencial. As escovas interdentais permitem a limpeza de zonas que escovas normais não conseguem alcançar. Estas podem ser adquiridas em vários tamanhos e formatos, sendo aconselhável consultar o seu médico dentista para o informar qual a tipologia de escova que melhor se adapta a si.
Hoje em dia a utilização de jatos de água já é mais frequente, sendo esta forma de higienização oral, de fácil utilização e tem um índice de eficácia elevado, limpando qualquer resíduo existente entre a gengiva e o implante. Atualmente já existem pequenos aparelhos de jatos de água, disponíveis para o uso diário.

Contudo, as consultas regulares ao seu médico dentista, ajudam-no no combate dos problemas orais, doenças e são sem dúvida a melhor forma de prevenção, não só para este fim, mas também para ajudar na correta higiene oral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *