Sabe o beneficio do fio dentífrico na sua saúde oral?

A higiene oral é um dos aspetos mais importantes para uma saúde oral eficaz. A necessidade de criarmos rotinas, em torno da nossa saúde oral é fundamental para que sejam evitados problemas de maior dimensão. Contudo uma higiene oral correta vai muito mais além de uma simples escova de dentes e dentífrico, porque a acumulação de placa bacteriana pode levar à destruição dentária e doenças gengivais. Se atualmente é só isso que faz, saiba que já é melhor que nada, mas ainda assim, está longe de poder dizer que faz uma higiene oral completa. Para que possa considerar uma manutenção completa da sua boca e dos seus dentes, após a utilização da escova de dentes e dentífrico, deve de considerar a utilização de fio dentária. Desta forma a probabilidade de ter eliminado grande parte dos restos de alimentos que se alojaram nos espaços entre os seus dentes, onde a sua escova não consegue chegar, é enorme. Bem como,

Qual a forma mais correta para a utilização do fio dentário?

Para garantir o máximo benefício do seu fio dentário, deve de utilizar-la da seguinte forma:

  • Comece com cerca de 45 cm de fio dentário e enrole a maior parte do fio nos dois dedos médios, deixando cerca de 3, 4 cm de fio para trabalhar.
  • Segure o fio esticado entre os polegares e os dedos indicadores e faça-o deslizar suavemente para cima e para baixo entre os seus dentes.
  • Com suavidade, faça uma volta do fio na base do dente, certificando-se que vai abaixo da linha gengival. Nunca faça um movimento repentino nem force o fio porque pode cortar ou magoar o tecido gengival que é muito delicado.
  • Utilize secções limpas de fio dentário quando passa de um dente para outro.
  • Para remover o fio, utilize os mesmos movimentos para a frente e para trás, à medida que vai afastando o fio do dente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *