Medicina Dentária

A Medicina Dentária, actualmente uma das especialidades mais procuradas por parte de toda a população devido à importância que tem perante a saúde em geral ou até por questões estéticas.

Este é um ramo da medicina que se dedica em exclusivo à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças dos dentes e das restantes estruturas de suporte.

Em muitos serviços a Medicina Dentária é denominada apenas de Odontologia, contudo esse é um erro que muitos serviços apresentam, uma vez que a odontologia é apenas uma das áreas onde a Medicina Dentária se incide. Esta é uma área da saúde que trata essencialmente o sistema estomatognático, porém a maioria da população acredita que trata apenas os dentes, outro dos erros que deve ser esclarecido rapidamente. A medicina dentária trata todo o sistema, incluindo a face, o pescoço e a cavidade bucal, sendo que nesta abrange os ossos, a musculatura mastigatória, as articulações, os dentes e ainda os tecidos.

Durante muito tempo a saúde oral era vista apenas sobre o lado estético, uma vez que a zona da boca é das mais apreciadas no primeiro contacto, contudo esta tem grandes implicações na saúde do restante organismo, sendo por isso completamente indissociáveis.

Em Portugal, o profissional responsável pela medicina dentária denomina-se de Médico Dentista, responsável por diagnosticar, tratar e prevenir todo o tipo de patologias orais e maxilares, assim como estruturas anexas a estas. Apesar de ser uma área que está em sérias dificuldades neste momento, a procura por este tipo de tratamentos é cada vez maior, principalmente agora que existem cada vez mais soluções adaptadas para cada paciente e para as suas necessidades.

Medicina Dentária

Por outro lado, a medicina dentária é cada vez mais importante desde os primeiros anos de vida, apesar das crianças possuírem características individuais e inerentes a cada uma das suas idades. Por isso, no nosso serviço temos o cuidado de conhecer cada uma dessas características e respeitar as mesmas no momento do tratamento dentário. É igualmente imprescindível comunicar com a criança da melhor forma possível, sem que esta sinta o receio típico neste tipo de tratamentos, usando o conhecimento e as técnicas da melhor forma possível para que não seja necessário impor um tratamento com o uso da força ou contra a vontade do paciente, uma vez que mais tarde poderá trazer repercussões ainda mais graves, não esquecendo os traumas que podem acompanhar a criança para o resto da vida.

Por isso, dispomos de modernos e avançados recursos tecnológicos e de entretenimento que vai ajudar as crianças não só a entender a necessidade dos tratamentos como também a aceitar os mesmos de forma natural, podendo mesmo vir a ajudar na realização dos mesmos.

É igualmente importante lembrar que cada pessoa deverá ser tratada de forma individual, mesmo que os sintomas se assemelhem a um grupo de pessoas, pois os organismos funcionam de formas diferentes e têm reações distintas. Por isso, dispomos também de uma equipa especializada para o tratamento e atendimento não só de crianças, denominada de Odontopediatria, como também de grávidas e com todos os cuidados associados a este tipo de condição momentânea, assim como o atendimento e tratamento de adolescentes e por último o atendimento de idosos, que requer cuidados específicos e muitas vezes um acompanhamento muito mais próximo para a sua total compreensão dos tratamentos necessários para a sua saúde e bem-estar.