Importância da Saliva

Importância da Saliva 

A saliva é um líquido que transita livremente pela nossa boca; tem um papel fulcral, não só na manutenção da saúde oral, como de uma forma geral. A sua principal função é manter a nossa boca lubrificada, assumindo também um papel fundamental na limpeza superficial dos dentes bem como na digestão inicial através das enzimas presentes.

Descubra quais os 4 benefícios da saliva para a sua boca!

Previne a cárie

Na sua constituição a saliva é formada por sódio, cálcio, enzimas e minerais. Estas substâncias ajudam a manter uma boa saúde oral, combatendo as bactérias que originam a carie dentária. 

Limpa superficialmente os dentes

Sabia que diariamente produz aproximadamente 1 a 2 litros de saliva? Cerca de 99% da saliva produzida é constituída por água, que auxilia na limpeza superficial dos dentes.

A ingestão diária de água é fundamental: para além de auxiliar na produção de saliva, contribui para a hidratação o seu organismo.

Previne o mau hálito

A saliva ajuda também na prevenção do mau hálito. Nos casos em que existe baixa produção de saliva, a boca fica seca e desta forma fica comprometida a limpeza superficial dos dentes, tornando o ambiente propenso ao aparecimento de bactérias que provocam cárie.

Ajuda no sistema digestivo

O sistema digestivo tem como ponto de partida os dentes e a saliva. A mastigação, para além de triturar os alimentos, despoleta a produção de saliva pelas glândulas salivares, e auxilia a mistura desta com os alimentos. A perda de dentes altera todo este processo, dificultando o processo de digestão dos alimentos, que tem o seu início da boca.

Cuide dos seus dentes! Estamos cá para o ajudar neste processo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *