A ausência total ou parcial dos dentes causa um grande impacto na nossa qualidade de vida quer a nível da saúde física quer emocional. A capacidade mastigatória fica reduzida, a estética facial é alterada, assim como o sorriso e a fala, dando uma aparência mais envelhecida. No fundo a auto estima pode ficar altamente comprometida como é o caso do casal que vamos expor a seguir.
Ermelinda não conseguia trincar, mastigar, nem sentir o sabor dos alimentos. Devido a um grave acidente do marido, Ermelinda deixou a sua saúde oral para segundo plano.
Através da rubrica “Sorria” do programa “Dois às 10” da TVI conseguimos ajudar a Ermelinda a realizar o seu sonho.
Quando Ermelinda chegou à nossa clínica procedemos aos seguintes passos:
Com o equipamento tecnológico que a Medical Art Center tem ao seu dispor, começamos por executar um TAC e uma Ortopantomografia, com o objetivo de definir o plano de tratamento.
De seguida, procedemos ao registo fotográfico de modo a não só auxiliar a equipa clínica com uma referência extra do caso da Ermelinda, mas também para servir de termo de comparação com o resultado final, comparando o antes e depois do seu tratamento e follow-up.
Foi realizada uma reabilitação oral fixa sobre implantes, ou seja, foi colocada uma prótese fixa sobre implantes dentários.
Mas não foi só a Ermelinda que realizou o seu sonho. O seu marido, José Pereira, também voltou a sorrir.
O primeiro passo, quando recebemos o José na Medical Art Center, foi definir o seu plano de tratamento. Para tal, começamos por realizar um TAC e Ortopantomografia, de forma a percebermos qual seria o estado geral da sua cavidade oral. Posteriormente foi realizado o registo fotográfico para documentação do caso para arquivo clínico e follow-up.
Procedemos à eliminação de focos de infeção, ao tratamento de regeneração óssea e posteriormente à colocação de uma prótese fixa sobre implantes dentários.
Neste casal foi necessário um estudo e planeamento do caso e foi necessária a intervenção de múltiplas especialidades da medicina dentária.
José e Ermelinda são agora um casal confiante. Já não tem problemas em sorrir.