A má oclusão dentária é o desvio do encaixe correto entre os dentes que pode levar à alteração das funções orais assim como danos graves, e consequentemente, que o paciente tenha problemas na articulação temporo-mandibular (ATM). O alinhamento dos dentes superiores é fundamental para evitar que os lábios e bochechas sejam mordidos, enquanto o alinhamento dos dentes inferiores é necessário para proteger a língua.
No tratamento para má oclusão dentária é indicado o uso de aparelhos dentários, extrações de dentes e em casos mais severos, cirurgias para reposicionamento das estruturas. Quando o problema gera má postura e problemas de coluna, o paciente é reencaminhado para um fisioterapeuta que poderá indicar o tratamento mais indicado para corrigir estas situações.
A ATM é uma articulação flexível que permite o abrir e fechar da boca, assim como permite o movimento durante a fala, a mastigação ou a ingestão. É composta por duas estruturas que ligam a mandíbula (osso independente articulado com o crânio) e o crânio, a ATM esquerda e a direita, situadas em cada lado da cabeça, localizado à frente das orelhas, funcionando em harmonia e em simultâneo. Entre o osso da mandíbula e do crânio existe um disco articular que limita os movimentos e diminui o atrito um no outro, que no caso de uma falta de coordenação na ATM (resultado de problemas no maxilar, articulações maxilares e músculos faciais que controlam esse movimento), o disco articular não cumpre a sua função e, em consequência, desenvolve-se uma disfunção na ATM, conhecida como Disfunção Temporo-Mandibular (DTM).