Um abcesso dentário na sua grande maioria, é formado quando as bactérias invasoras são atacadas pelas células de defesa do organismo (leucócitos) e as células mortas nesse combate se desintegram formando o pus, junto do dente ou da gengiva. Se for no dente (na ponta da raiz do dente) é denominado de abcesso periapical, já na gengiva (junto à raiz do dente) é chamado de periodontal. Ambos ocorrem derivado a uma infeção bacteriana e os principais fatores de risco, podem ser originados por diversas razões. Desde uma dieta rica em açucares ou a falta de higiene oral, são considerados os principais fatores de infeção.
Após a bactéria se instalar numa cavidade entre a gengiva e a raiz do dente, irá criar uma infeção. Esta se não tiver o tratamento apropriado irá desenvolver um abcesso. Os sintomas iniciais de um abcesso dentário são:
- Dor de dente
- Sensibilidade
- Vermelhidão na área afetada
- Mau hálito
Outros sinais de um abcesso dentário podem ocorrer, tais como:
- Inflamação na gengiva (gengivite)
- Cáries
- Sensibilidade ao toque
- Drenagem de pus
- Dificuldade de abrir a boca ou mastigar.
Como prevenir um abcesso dentário?
Boas prática de higiene oral, são sempre a melhor forma de prevenir um abcesso dentário, reduzindo assim o risco de o desenvolver. As visitas frequentes ao seu médico dentista, são também a forma de prevenir o seu aparecimento, pois o seu dentista irá examinar os dentes traumatizados logo que possível e evitar a sua evolução.
Se ainda não visitou o seu dentista, marque uma consulta de prevenção e evite este tipo de problemas.