Saúde Oral na Gravidez

A gestação é sem dúvida uma etapa maravilhosa, repleta de emoções fortes e oscilações hormonais. Com a gravidez ocorrem inúmeras mudanças no corpo da mulher, e uma das áreas mais afetadas é boca.

Nas consultas de avaliação oral, a maior parte das mulheres dizem que com a gravidez sentiram os seus dentes, e boca de uma forma geral, diferentes.

Hoje vamos falar um pouco desta temática de extrema importância na vida de todas as grávidas, alertando para os cuidados a ter e perigos que a ausência dos mesmos acarreta.

Antes de mais, queremos desfazer um mito, que muitas vezes passa de geração em geração: os dentes não enfraquecem na gravidez por haver passagem do cálcio para o bebé, uma vez que este mineral se encontra nos dentes da futura mamã, de forma estável e cristalina, não estando disponível para a entrar em circulação.

Muitas grávidas ignoram os cuidados de saúde oral, muitas vezes por receio de prejudicar o bebé, o que origina que mais tarde isso trará consequências.

Em caso de dor/infeção, nos dentes ou gengivas, deve consultar o seu médico dentista, e tratar de imediato a situação. 

Devido às alterações hormonais, durante a gravidez existe maior probabilidade de sofrer de gengivite, doença periodontal. Um dos primeiros sintomas é o sangramento gengival.  Ao mínimo sinal de alarme, consulte o Médico Dentista.

Recomendamos que visite o seu Dentista, se possível antes de engravidar, para avaliar o estado geral e corrigir alguma situação que possa ser exacerbada durante a gravidez. Caso não seja possível antes de engravidar, deve marcar tão breve quanto possível.

A saúde oral da grávida influencia diretamente o bem-estar do bebé. Cuide de si, e ao mesmo tempo do seu bebé! Viva esta etapa, de forma plena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *