Um traumatismo dentário pode ocorrer em qualquer idade, quer na primeira infância quando começam a dar os primeiros passos, ou até mesmo em adultos, com a simples correria do dia-a-dia ou por exemplo com desportos radicais. Nestes casos, apesar de serem experiencias traumáticas, o importante é saber manter a calma.
Tipos de fraturas dentárias
Existem diversos tipos e graus de traumatismo dentário, que podem acontecer em dentições permanentes ou temporárias. Em cada uma das seguintes especificidades, deve haver um tratamento adequado aconselhado e realizado pelo seu Médico Dentista.
- Fratura da coroa
- Traumatismo que desloca o dente dentro do seu alvéolo
- Partir um dente de leite ou sair por completo
- Sair por inteiro um dente permanente
O que deve fazer quando ocorre um traumatismo?
- Procure controlar a hemorragia, com uma compressa ou pano limpo.
- No caso de ter partido o dente deve tentar procurar o fragmento partido, para que o Médico Dentista possa tentar proceder à colagem do fragmento.
- Não agarre o dente pela raiz, mas sim pela coroa.
- É importante manter humedecida a parte do dente partido, colocando num recipiente com leite ou soro fisiológico, para aumentar as possibilidades da colagem ser bem sucedida.
- Na eventualidade de não ter nenhum recipiente, pode tentar manter na boca, com cuidado para não engolir.
- Nos casos em que não existe fragmento, ou que este não é possível utilizar, é sempre possível fazer uma restauração.
Prevenção
Em atividades desportivas em que o risco de traumatismos dentários é maior, deve utilizar protetores bucais de forma a minimizar a possibilidade de acontecerem. Estes dispositivos cobrem os dentes e são personalizados de acordo com a sua boca, tamanho e formato.
Cuide dos seus dentes! Estamos cá para o ajudar neste processo!
Procure aqui esclarecimento para outros problemas:
Marcar Consulta