Designação do projeto | IRRIGUN – Dispositivo ativador de substâncias irrigantes para desinfeção do sistema tridimensional de canais
Código do projeto | NORTE – 01 – 0247 – FEDER – 011484
Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | Norte
Entidade benificiária | MEDICAL ART CENTER – CLÍNICA MÉDICA, LDA
Data de aprovação | 22-04-2016
Data de início | 01-04-216
Data de conclusão | 01-04-2018
Custo total elegível | 312.827,33 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 232.795.42€
Investigação
Objetivos
Criar um dispositivo endodôntico capaz de estandardizar a qualidade da desinfeção do sistema tridimensional de canais radiculares, e mais importante ainda, reduzir os riscos da manipulação das substâncias irrigantes, aumentando assim a biossegurança destes procedimentos nos tratamentos médico-dentários.
Especificações Técnicas
Especificação de todos os componentes do projeto considerando o tipo de materiais envolvidos, dimensões, desenhos dos vários componentes, mecanismos e integração entre as diferentes partes garantindo que as funcionalidades pretendidas sejam alcançadas no final do projeto.
Conceção e Modelação
Tendo em conta as especificações definidas na tarefa anterior, a presente tarefa visou a conceção e a modelação do dispositivo endodôntico, considerando os aspetos de funcionalidade, desenho e sustentabilidade para o seu desenvolvimento posterior.
Desenvolvimento
Desenvolvimento do desenho ergonómico e respetivo projeto eletromecânico do dispositivo endodôntico, nomeadamente do corpo do dispositivo e os sistemas internos que o compõem, garantindo que as funcionalidades pretendidas sejam alcançadas no final do projeto.
Construção de Protótipos
Construção e integração dos diversos componentes que constituem o dispositivo endodôntico final (corpo e respetivos sistemas internos) de acordo com as especificações técnicas elaboradas.
Testes e Ensaios
Realização de um conjunto de testes ao dispositivo endodôntico com o intuito de avaliar aspetos de funcionalidade, fiabilidade e integridade de cada um dos seus componentes e, em seguida, na sua operação conjunta, avaliando os aspetos de nível ergonómico relacionados com a utilização do instrumento endodôntico.
Para efetivar a validação técnica e funcional do dispositivo endodôntico desenvolvido realizar-se-á um estudo que avalie a eficácia clínica do dispositivo como tratamento endodôntico.
Promoção e Divulgação
Desenvolvimento de ações de divulgação dos resultados do projeto, nomeadamente, através da participação em feiras da especialidade, congressos e publicação de artigos, entre outras ações de divulgação de resultados. Encontra-se previsto a proteção da propriedade intelectual e industrial dos resultados do projeto.