Os dentes são formados por duas camadas de tecido mineralizado, o esmalte e a dentina em que o esmalte compõe a camada mais superficial responsável pela cor branca translúcida dos dentes e a dentina é de cor amarela e está situada mais internamente. O que determina a cor dos dentes é a espessura dessas estruturas, quanto mais espesso o esmalte, mais branco o dente será e quanto mais fino o esmalte, mais amarelado será por revelar a cor a dentina.
Antes do tratamento é considerável a realização de uma higienização tendo em conta que algumas manchas superficiais e tártaro serão removidos através da chamada “limpeza aos dentes”.
O Branqueamento dentário consiste na aplicação de um gel clareador que se infiltra no esmalte e dentina dos dentes (devido à sua permeabilidade) e que os torna mais brancos. O Peróxido de Hidrogênio do gel clareador destrói as moléculas dos pigmentos causadores de manchas as quais são removidas por difusão. Mas nem todos os tipos de manchas ou descolorações são reversíveis optando-se, nesses casos, por outras soluções estéticas.